Madeiras velhas e azulejos antigos transformam-se em tábuas de corte

Madeiras que seriam descartadas como entulho e materiais garimpados em cemitérios de azulejos transformam-se em tábuas de corte pelas mãos da artista plástica Calu Fontes e do empresário Pedro Maroni, da Manjar Móveis. Os dois criaram o projeto “Tábuas de Corte Manjar Móveis + Calu Fontes” que, segundo eles, une arte, design e utilidade. Calu+Manjar4_baixa_MariliaJacobson

As tábuas de corte têm design exclusivo. O formato das peças depende do tipo, do tamanho e do formato da madeira e dos azulejos. Prontas, têm medidas que variam entre 40 cm e 60 cm de comprimento por 15 cm a 30 cm de largura e de 3 cm a 5 cm de altura. Os preços partem de R$ 250 e chegam até R$ 350.

As madeiras são recolhidas de caçambas de entulho, batentes, portas e móveis que iriam para o lixo.  “Penso na melhor forma de aproveitar a madeira, levando em conta o uso anterior e como ela chega na oficina”, afirma Maroni.  Ele conta que, muitas vezes, só descobre o tipo de material, depois de lixar.

Encontro poético

Entre as madeiras mais utilizadas nas peças estão a peroba, o Ipê, cumaru, cedro garapeira, roxinho e maracatiara estão entre as madeiras mais utilizadas nas peças. Segundo Pedro, todas as peças recebem uma resina natural atóxica.

Calu conta que garimpa as peças em cemitérios de azulejos, e procura sempre os mais antigos, das décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990. As cerâmicas  ganham nova vida ao passar pelas mãos e pelo forno da artista.  Calu diz que gosta de incorporar uma nova arte às texturas e desenhos existentes nos azulejos. “Acho poético esse encontro da cerâmica com a madeira”, diz. Segundo ela, alguns azulejos chegam a passar por até três queimas, antes de ir para a marcenaria de Pedro.

Serviço

 Calu Fontes + Manjar Móveis

  • Onde: rua Afonso José de Carvalho, 242 – Pinheiros – São Paulo (SP)
  • Mais informações: (11) 3034-0352 – www.calufontes.com
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: